sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Novos Avanços!

Hoje vamos dar-vos a conhecer tudo o que se tem passado nesta nova aventura pelo mundo do socorrismo.
Embora este projecto ainda esteja numa fase prematura, consideramos que já ocorreram alguns avanços.

O que fizemos até agora
?

Bem, começámos por organizar um portefólio onde vamos colocar toda a informação recolhida e produzida, documentos, diários das aulas e planificação do projecto.
Para além disso, planificámos o inquérito que irá ser distribuído pelas turmas de todos os anos (10º,11º,12º) da nossa escola e posteriormente iremos proceder ao tratamento de dados para vermos os conhecimentos que estes possuem acerca do nosso tema.
Também tentámos estabelecer contacto, via e-mail, com a Cruz Vermelha de Braga, que respondeu positivamente ao nosso pedido de colaboração neste projecto, tendo ficado agendada uma primeira reunião para a próxima sexta-feira, dia 7 de Novembro, para acertar alguns pormenores acerca do trabalho a desenvolver ao longo do ano lectivo.
Depois da Cruz Vermelha iremos tentar entrar em contacto com os Bombeiros Voluntários e/ou Municipais de Braga com a finalidade de lhes pedir o seu apoio para a realização de algumas actividades, entre as quais se destacam um Simulacro na nossa escola e uma palestra sobre a temática que estamos a desenvolver.

Sem mais nada a acrescentar despedimo-nos de vocês e até ao próximo episódio!

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Apresentação do projecto


Somos um grupo de 5 alunos da turma do 12ºD da Escola Secundária Carlos Amarante de Braga.
No presente ano lectivo 2008/2009 fomos desafiados pela área curricular não disciplinar de Área de Projecto a desenvolver um tema ao longo de todo o ano.
Depois de alguma ponderação, a nossa escolha recaíu sobre o socorrismo.
A escolha do tema está relacionada com as ambições futuras do grupo. Para além disso, a curiosidade em saber o que fazer e como fazer numa situação de emergência despertou o nosso interesse pelo mesmo.

Com a realização deste projecto temos como objectivos:
  • adquirir conhecimentos básicos para intervir em caso de acidente e posteriormente partilhar esses conhecimentos com todos os interessados;
  • reconhecer diferentes graus de actuação dos diversos intervenientes em situações de emergência;
  • adquirir conhecimentos sobre a prevenção de acidentes;
  • criação de uma mala de 1ºs socorros para oferecer à escola.

Esperamos que o nosso projecto vá de encontro aos vossos interesses e se tiveres alguma sugestão, já sabes, comenta!