sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Síntese da Reunião sobre o Simulacro


No passado dia 24 de Novembro, segunda-feira, tivemos uma reunião com o professor Fernandes, responsável pela Segurança da Escola, e com o professor Antunes. Apresentamos-lhes, então, o nosso projecto e a nossa ideia de realizar um simulacro na nossa escola.
Durante a conversa tomamos conhecimento de que já estavam a ser planeados dois simulacros para este ano lectivo e ficamos com a tarefa de acompanhar alguns funcionários no primeiro simulacro e de ajudar a planear o segundo, contactando as entidades envolvidas e criando um cenário para esta actividade.
  • O primeiro, que se realizará no 2º período, consistirá apenas numa evacuação, não contando com a participação dos Bombeiros, nem de outras instituições, tendo como objectivo avaliar a rapidez com que os docentes, alunos e funcionários lidam com a situação.
  • O segundo realizar-se-á no 3º período e será mais "elaborado", contando com um cenário de emergência com situações planeadas e possíveis vítimas, sendo, por isso, essencial a colaboração dos Bombeiros Municipais.
O professor Fernandes comprometeu-se ainda a fornecer-nos os contactos da entidades intervenientes, bem como a legislação para podermos planificar o simulacro com mais pormenor e precisão.
Agendamos, ainda, com os dois professores, uma segunda reunião para o início de Janeiro, para combinar os últimos pormenores do primeiro simulacro, distribuir tarefas e esclarecer dúvidas que possam surgir.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Visita ao INEM


Esta semana quando navegávamos pelo site do INEM (www.inem.pt) deparamo-nos com uma informação sobre visitas das escolas ao INEM.
Decidimos, então, planificar uma visita com a nossa turma à Delegação Regional do Norte do INEM, que se situa na cidade do Porto.
O nosso primeiro passo da planificação desta visita foi propô-la aos nossos colegas e ao docente responsável pela área curricular não disciplinar de Área de Projecto. Depois enviamos um e-mail para o INEM para darmos a conhecer o nosso projecto e a nossa ideia de lá ir e também para pedirmos algumas informações sobre o tipo de visita que costumam realizar.
Segundo o que conseguimos apurar no site da instituição em questão, na área de "Perguntas Frequentes", o INEM tem um programa de Acções de Sensibilização que envolvem a realização de visitas à Instituição, ou a deslocação de formadores do instituto às escolas, visando fomentar a adequada utilização dos serviços de emergência médica pré-hospitalares.

As visitas são constituídas pelas seguintes etapas:

1 - Apresentação em sala, com os seguintes objectivos:
- Dar a conhecer o modo de funcionamento do INEM;
- Dar a conhecer o conceito de Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM);
- Dar a conhecer a melhor forma de activar os serviços de emergência médica em caso de acidente ou doença súbita.

2 - Visita ao CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes) com explicação sobre o funcionamento e modo de organização da central.

3 - Mostra de uma Ambulância e/ou Viatura Médica de Emergência e Reanimação do INEM. O objectivo é o de mostrar os meios do INEM e o material que compõe a sua carga.

Os grupos são recebidos por um formador do INEM, que irá acompanhar os visitantes nas três etapas referidas, estando também inteiramente à disposição para responder às questões que lhe sejam colocadas. Será também distribuída documentação diversa sobre o INEM. Estas visitas são gratuitas e decorrem no edifício-sede do INEM ou nas Delegações Regionais do INEM.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Inquérito









Hoje foi dia de inquéritos lá na escola!
Para sabermos como vão os conhecimentos da comunidade escolar acerca do nosso tema decidimos fazer um inquérito composto por 5 perguntas:

1- Achas importante que a sociedade tenha acesso a informações sobre socorrismo?
2- Tens algumas noções de socorrismo?
3- Se sim, como as adquiriste?
4- Achas que se te encontrasses numa situação de emergência conseguirias agir?
5- Se soubesses que iria haver uma palestra e/ou demonstração de socorrismo na tua escola irias participar?

Este questionário foi distribuído a 3 turmas de cada ano (10º, 11º e 12º anos) e em cada turma escolhemos 3 rapazes e 3 raparigas. Depois de todos os inquéritos estarem preenchidos procedemos ao tratamento estatístico dos dados.

Desde já agradecemos a colaboração de todos os alunos e professores que tornaram possível o sucesso desta actividade!

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Papel do Socorrista

Para se ser socorrista, é preciso saber-se ministrar eficazmente os primeiros socorros a todo o indivíduo que deles necessite.
Para isso, torna-se necessário adquirir conhecimentos técnicos e um certo estado de espírito.
Os primeiros resultam de uma aprendizagem teórica e prática que se reveste da maior importância, pois um socorrista eficiente presta socorros de urgência quase por reflexos.
Deste modo, ele não pode estagnar, tem de estar sempre aberto a uma aprendizagem de novas técnicas e cada vez mais aperfeiçoadas.
Para além do conhecimento das técnicas, impõem-se que o socorrista possua um espírito de ajuda e um desejo de ser útil ao próximo, mas desinteressadamente, contando apenas com a satisfação pessoal de bem-fazer.
Um socorrista, ao proporcionar os primeiros socorros de uma maneira segura e eficaz, de modo a entregar a vítima viva ao médico e evitar o agravamento do seu estado, tem um papel primordial, limitado e temporário:
  • primordial, porque ele é o primeiro a socorrer a vítima, tanto física como psicologicamente, a impedir que testemunhas incompetentes (embora animadas de um espírito de boa vontade e ajuda) actuem erradamente, a tomar medidas para conduzi-la ao hospital em condições de protecção e segurança;
  • limitado, porque actua com pequenos gestos, mas seguros e eficientes, utilizando, na maior parte dos casos, material improvisado;
  • temporário, pois a sua actuação só dura até chegar o médico.

Visita à Cruz Vermelha

Hoje, como já tinhamos anunciado anteriormente, fomos à Cruz Vermelha de Braga para uma primeira reunião que tinha como finalidade negociar a colaboração desta instituição no nosso projecto.
Durante esta reunião apresentamos o nosso projecto e as actividades que pretendemos realizar ao responsável pela Escola de Socorrismo, Miguel Santos.
Ao longo desta conversa conseguimos a colaboração da Cruz Vermelha para a realização de uma Acção de Sensibilização na nossa escola para a nossa turma e outra. Essa acção de sensibilização vai consistir numa apresentação por parte dos jovens voluntários da Cruz Vermelha, que irão fazer uma introdução ao trabalho realizado por esta instituição. De seguida irá haver uma demonstração sobre algumas técnicas de socorrismo feita por um formador.
Para além disso forneceram-nos algumas informações acerca dos cursos leccionados na escola de Socorrismo.
Por fim agendamos uma visita à sala de formação da Escola de Socorrismo da Cruz Vermelha durante a qual iremos tirar fotografias para enriquecer o nosso projecto!