sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Convite para uma Palestra/Simulacro


Em conversa com o grupo de socorrismo da turma B fomos convidados para participar numa palestra organizada por eles, que será proporcionada pelo INEM.
Esta palestra/simulacro realizar-se-á no dia 20 de Março de 2009, no auditório da nossa escola das 10h05 às 13h20.
Desde já agradecemos o convite que gentilmente nos fizeram!

Visita ao INEM (transporte)


Depois do grupo de socorrismo da outra turma nos ter facultado o contacto da empresa de transportes que costuma participar nas visitas de estudo organizadas pela nossa escola, ligámos para a dita empresa para pedir informações sobre preços.
De seguida fomos falar com os alunos da turma B para os informar do preço que cada um terá de pagar (6,50 euros) e pedimos para que nos confirmem a sua presença nesta actividade até 3ª ou 4ª feira da próxima semana para podermos combinar os pormenores com a empresa de transportes.

Cartaz sobre Hipotermia


Hoje finalizámos o cartaz de que falámos na semana passada.
Depois da pesquisa feita, decidimos focar o cartaz na Hipotermia de modo a relacioná-lo melhor com o nosso tema.
De seguida enviámos o cartaz por e-mail ao docente de Área de Projecto para que este possa dar algumas sugestões e/ou fazer algumas críticas para que possamos melhorá-lo.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Cartaz sobre o Frio


Hoje começamos a planificar um cartaz sobre o frio, as suas consequências e os cuidados que devemos ter.
Já fizemos a pesquisa da informação necessária, agora falta-nos seleccioná-la e tratá-la de modo a tornar o cartaz útil, prático e apelativo.
O tema do cartaz foi escolhido com base na actual estação do ano e no frio intenso que se tem verificado.
Quando este estiver concluído, para além de o afixarmos em alguns pontos da nossa escola vamos, ainda, publicá-lo no blog para que todos possam ter acesso à informação que ele contiver.

Novidades!


Finalmente recebemos resposta do INEM à nossa proposta de participarem as duas turmas na visita.
A proposta foi aceite e o horário foi ajustado pois o facto de ter sido aumentado o número de participantes fez com que a visita seja uma pouco mais demorada. Segundo a informação que nos deram vamos ser divididos em 2 ou 3 grupos pelas diversas etapas da visita a fim de facilitar a realização da mesma.
Ficou, então, combinado que a visita terá início às 10h, terminando por volta das 13h.
Hoje fornecemos estas informações ao grupo de socorrismo da outra turma e pedimos que nos arranjassem o contacto da empresa de transportes que costuma participar nas visitas organizadas pela nossa escola para nos informarmos acerca dos preços.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Folheto: Palestra

No final da Acção de Sensibilização de hoje entregamos um folheto com algumas informações que recolhemos acerca do socorrismo, do que devemos fazer em situação de emergência e das informações que devemos dar aos operadores do 112.

(clique na imagem para ver em tamanho maior)

(clique na imagem para ver em tamanho maior)

Acção de Sensibilização da Cruz Vermelha

Hoje realizou-se a tão desejada Acção de Sensibilização que a Cruz Vermelha se disponibilizou a dar no auditório da nossa escola.

A palestra contou com a participação de:
  • um membro da Juventude da Cruz Vermelha, que fez uma breve apresentação à instituição e ao trabalho desenvolvido por esta;
  • um formador da Escola de Socorrismo da Cruz Vermelha, que falou de alguns pontos importantes do socorrismo, como a importância do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica), as situações em que devemos contactar o INEM, as informações que devemos dar quando ligamos para o 112, a forma como devemos agir quando somos confrontados com uma situação de emergência, em que consiste o SIEM (Sistema Integrado de Emergência Médica) e explicou/demonstrou algumas técnicas básicas de socorrismo (como por exemplo: Manobra de Heimlich, Reanimação Cardio-Respiratória, Posição Lateral de Segurança, Estancamento de uma Hemorragia, Imobilização de um membro superior, etc);
  • e do responsável pela Escola de Socorrismo, que fez uma breve apresentação dos cursos de socorrismo que lá são leccionados.
Esta acção de sensibilização contou com a presença da nossa turma, do grupo de socorrismo da outra turma que referimos na semana passada, de uma outra turma convidada e de quatro docentes.

No nosso entender esta actividade foi bem sucedida, agradecemos a todos os que participaram nela e esperamos que tenham gostado tanto como nós!

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Nova Colaboração!


Hoje estivemos a conversar com um grupo de Área de Projecto de outra turma (12ºB) da nossa escola que está a desenvolver o mesmo tema que o nosso grupo.
Durante esta conversa trocámos informações sobre as actividades que cada grupo está a planear e quando falámos sobre a visita à Delegação Regional do Norte do INEM (situada no Porto) os elementos do grupo da outra turma mostraram-se interessados em participar nesta visita e decidimos convidar a turma deles para nos acompanhar.
Este contacto entre as duas turmas surgiu após termos feito um convite a esta turma para assistir à Acção de Sensibilização da Cruz Vermelha, organizada por nós, que se irá realizar na próxima sexta-feira, dia 16 de Janeiro, pelas 10h05, no auditório da nossa escola.
Estamos muito satisfeitos com esta interacção com um grupo de outra turma, pois poderá trazer um novo impulso ao nosso projecto!