sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Visita ao INEM


Esta semana quando navegávamos pelo site do INEM (www.inem.pt) deparamo-nos com uma informação sobre visitas das escolas ao INEM.
Decidimos, então, planificar uma visita com a nossa turma à Delegação Regional do Norte do INEM, que se situa na cidade do Porto.
O nosso primeiro passo da planificação desta visita foi propô-la aos nossos colegas e ao docente responsável pela área curricular não disciplinar de Área de Projecto. Depois enviamos um e-mail para o INEM para darmos a conhecer o nosso projecto e a nossa ideia de lá ir e também para pedirmos algumas informações sobre o tipo de visita que costumam realizar.
Segundo o que conseguimos apurar no site da instituição em questão, na área de "Perguntas Frequentes", o INEM tem um programa de Acções de Sensibilização que envolvem a realização de visitas à Instituição, ou a deslocação de formadores do instituto às escolas, visando fomentar a adequada utilização dos serviços de emergência médica pré-hospitalares.

As visitas são constituídas pelas seguintes etapas:

1 - Apresentação em sala, com os seguintes objectivos:
- Dar a conhecer o modo de funcionamento do INEM;
- Dar a conhecer o conceito de Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM);
- Dar a conhecer a melhor forma de activar os serviços de emergência médica em caso de acidente ou doença súbita.

2 - Visita ao CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes) com explicação sobre o funcionamento e modo de organização da central.

3 - Mostra de uma Ambulância e/ou Viatura Médica de Emergência e Reanimação do INEM. O objectivo é o de mostrar os meios do INEM e o material que compõe a sua carga.

Os grupos são recebidos por um formador do INEM, que irá acompanhar os visitantes nas três etapas referidas, estando também inteiramente à disposição para responder às questões que lhe sejam colocadas. Será também distribuída documentação diversa sobre o INEM. Estas visitas são gratuitas e decorrem no edifício-sede do INEM ou nas Delegações Regionais do INEM.

Sem comentários: