Os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM asseguram a medicalização do Número Europeu de Emergência - 112. Por outras palavras, todos os pedidos de socorro efectuados para o 112, referentes a situações de urgência ou emergência na área da saúde, são transferidos para os CODU.
O funcionamento destes centros é assegurado ao longo das 24 horas do dia por profissionais qualificados (médicos, enfermeiros e operadores) com formação específica para efectuar:
O funcionamento destes centros é assegurado ao longo das 24 horas do dia por profissionais qualificados (médicos, enfermeiros e operadores) com formação específica para efectuar:
- A Triagem e avaliação dos pedidos de socorro efectuados através do 112;
- O Envio dos meios de socorro adequados;
- O Acompanhamento das equipas de socorro no terreno;
- O Contacto com as unidades de saúde.
Cabe, então, aos CODU atender e avaliar, no mais curto espaço de tempo, os pedidos de socorro recebidos, com o objectivo de determinar os recursos necessários e adequados a cada caso. Para que tal aconteça, os CODU dispõem de um conjunto de equipamentos na área das telecomunicações e informática que permitem coordenar e rentabilizar os meios humanos e recursos técnicos existentes.
Os CODU coordenam e gerem um conjunto de meios de socorro (ambulâncias de socorro, viaturas médicas e helicópteros) seleccionados com base na situação clínica das vítimas, com o objectivo de prestar o socorro mais adequado no mais curto espaço de tempo.
Os CODU coordenam e gerem um conjunto de meios de socorro (ambulâncias de socorro, viaturas médicas e helicópteros) seleccionados com base na situação clínica das vítimas, com o objectivo de prestar o socorro mais adequado no mais curto espaço de tempo.
informação retirada de: www.inem.pt
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