sexta-feira, 24 de abril de 2009

Simulacro na Escola

Depois de alguma pesquisa, de enviados alguns ofícios para as entidades que pretendíamos envolver nesta actividade (Bombeiros Municipais, Cruz Vermelha e PSP) e de convites para os jornais Correio do Minho e Diário do Minho, da elaboração de um folheto com o plano de evacuação da escola (publicado neste blog no dia 17 de Abril de 2009) e de algumas reuniões com o conselho executivo e com todos os meios envolvidos nesta acção, finalmente chegou o dia do tão ansiado Simulacro.

Tudo começou com fumo lançado no corredor do 2º piso, através de uma máquina de fumo disponibilizada pela Câmara Municipal, por sugestão do nosso professor de Área de Projecto, António João Lemos.
O sinal de alarme da escola foi accionado e, consequentemente, deu-se a evacuação do edifício e o contacto imediato para os meios de socorro.

Os alunos, professores e funcionários da escola dirigiram-se, então, para os locais de concentração/pontos de encontro, referidos no folheto do plano de evacuação e na planta da escola distribuída em anexo, onde se mantiveram durante todo o simulacro.

Tendo a PSP organizado o trânsito para permitir um deslocamento mais rápido dos meios de socorro, os primeiros a chegar ao local foram os Bombeiros Municipais que procederam ao resgate das vítimas (dois elementos do nosso grupo).


Uma das vítimas foi transportada ao colo, por dois Bombeiros, enquanto que a segunda vítima foi transportada até ao exterior do edifício numa maca e, posteriormente, foi colocada no interior de uma ambulância que, numa situação real, a transportaria para o hospital a fim de receber o tratamento médico adequado.

Infelizmente, devido a uma falha de comunicação entre a escola e a Cruz Vermelha, a ambulância desta instituição, que teria como finalidade a prestação de primeiros socorros à primeira vítima resgatada neste suposto incêndio, chegou com alguns minutos de atraso.


De seguida, os Bombeiros acenderam uma pequena fogueira para nós apagarmos com um extintor e, deste modo, aprendermos a manejar este instrumento. Esta actividade foi efectuada por uma funcionária da escola e por dois elementos do nosso grupo.


No final do simulacro, enquanto os alunos, professores e funcionários voltavam para dentro da escola, os Bombeiros, generosamente, mostraram-nos os diferentes compartimentos do seu carro e o material que estes continham, tendo dado uma breve explicação sobre para que serviam e em que situações são utilizados os diferentes equipamentos.

No nosso ponto de vista o Simulacro correu tal como estava planeado, tendo sido efectuadas todas as acções propostas pelo nosso grupo aos meios mobilizados. Consideramos que este evento foi importante para preparar a comunidade escolar para uma situação de emergência que possa vir a acontecer no futuro, esclarecendo, assim, o modo como devem reagir e quais os procedimentos que devem ser adoptados.
Resta-nos, então, agradecer a todos os intervenientes neste simulacro que prontamente se disponibilizaram a colaborar nesta actividade de diversas formas, tendo, por isso, possibilitado o seu sucesso.

Agradecemos:
  • aos Bombeiros Sapadores de Braga;
  • à Cruz Vermelha Portuguesa;
  • à Polícia de Segurança Pública de Braga;
  • à Câmara Municipal de Braga;
  • aos jornais Correio do Minho e Diário do Minho;
  • ao Conselho Executivo da escola (Escola Secundária Carlos Amarante);
  • ao Professor António João Lemos (coordenador do nosso projecto);
  • aos funcionários da escola que seguiram todas as medidas de segurança e efectuaram todas as tarefas que lhes tinham sido atribuídas nesta actividade;
  • e a todos os professores e alunos da escola que evacuaram o edifício da melhor forma, não tendo provocado nenhum incidente.

Sem comentários: