sexta-feira, 24 de abril de 2009

Simulacro da turma B

Hoje realizou-se também o Simulacro do grupo de socorrismo da turma B, no qual nós também participámos.
O simulacro consistiu na simulação da queda do tecto do auditório da escola, tendo sido feita a evacuação das pessoas que lá se encontravam para o exterior do edifício e tendo sido contactados também os meios de socorro necessários (Bombeiros Voluntários de Braga e INEM).

Como consequência deste "acidente" resultaram 2 vítimas no interior do auditório e 4 vítimas que se encontravam no exterior do edifício e que tinham sido atingidos por estilhaços resultantes da queda do tecto.

O INEM chegou pouco depois da evacuação do auditório e iniciou a prestação de socorro às vítimas que se encontravam no exterior da escola.

De seguida chegaram os Bombeiros Voluntários que auxiliaram a prestação de socorros às vítimas que se encontravam no exterior e também se dirigiram ao auditório para avaliar a estabilidade e segurança do local, de modo a ser possível aos médicos e enfermeiros do INEM deslocarem-se ao auditório para socorrer as vítimas que lá se encontravam e proceder ao seu resgate com a ajuda dos Bombeiros.


Após a permissão dada pelos Bombeiros, dois elementos do nosso grupo acompanharam os elementos da turma B que se dirigiram ao auditório para registar fotograficamente os trabalhos realizados e ajudar em tudo o que fosse necessário no auxílio às vítimas.
Depois de alguns cuidados prestados pelos médicos e enfermeiros do INEM e da imobilização das vítimas, deu-se a evacuação destas:
  • uma foi transportada numa maca pelas escadas até ao exterior da escola;
  • a outra vítima foi evacuada pela janela da biblioteca da escola, pelos Bombeiros, tendo sido montado um sistema que permitisse a evacuação segura da vítima que foi acompanhada por um Bombeiro durante a descida.

Já no exterior do edifício as vítimas evacuadas foram colocadas no interior de ambulâncias, que as transportariam para o hospital, numa situação real, onde receberiam tratamento médico adequado.

No final do Simulacro o grupo de socorrismo reuniu no auditório todos os intervenientes (médicos e enfermeiros do INEM, Bombeiros Voluntários, alunos da turma B e o nosso grupo) para agradecer a colaboração de todos e entregar certificados de participação nesta actividade.

Da nossa parte agradecemos o convite que nos fizeram para participar neste Simulacro e damos os mais sinceros PARABÉNS ao grupo pelo sucesso desta actividade que, com certeza, se deve à sua dedicação na organização da mesma.


Sem comentários: