A maioria dos casos de obstrução da via aérea em bebés e crianças ocorre durante a alimentação ou quando estas se encontram a brincar com objectos de pequenas dimensões.
Em caso de obstrução das vias aéreas devem ser adoptados primeiros socorros adequados a cada vítima, ou seja, os procedimentos a serem tomados no caso da vítima ser um bebé (menos de 1 ano de idade) são diferentes das técnicas executadas quando a vítima é uma criança (mais de 1 ano de idade até atingir a puberdade).
Em bebés:
- Coloque a vítima em decúbito ventral com a cabeça mais baixa do que o resto do corpo, suportando a cabeça com uma mão e apoiando o tórax sobre o antebraço e/ou coxa.
- Aplique 5 pancadas interescapulares (entre as omoplatas, com a mão em forma de concha), para remover o objecto;
- Se não resultar, inicie 5 compressões torácicas, em vez das 5 compressões abdominais que se efectuam caso a vítima seja um adulto, com a finalidade de deslocar o objecto;
- Continue a executar 5 pancadas interescapulares alternando com 5 compressões torácicas, até o objecto sair ou a vítima entrar em paragem respiratória.

Em crianças:
As técnicas utilizadas caso a vítima seja uma criança são semelhantes às efectuadas num adulto, variando apenas a força com que são aplicadas. Sendo assim:
- Encoraje a criança a tossir;
- Se a tosse for ineficaz, aplique 5 pancadas interescapulares;
- Se continuar com obstrução, deve iniciar a Manobra de Heimlich (5 compressões abdominais);
- Repita sucessivamente séries de 5 pancadas interescapulares e 5 compressões abdominais, até o objecto sair ou a criança entrar em paragem respiratória.

Nota: Para executar a Manobra de Heimlich em crianças por vezes é necessário que o socorrista se coloque de joelhos atrás da vítima ou que coloque a vítima sentada no seu colo. A força deve ser adequada ao tamanho da vítima.

1 comentário:
Me ajudou muito em um trabalho, obg!
Enviar um comentário