sexta-feira, 15 de maio de 2009

Aula Prática

Hoje, durante o primeiro bloco de 90 minutos da aula de Área de Projecto, foram-nos demonstradas e ensinadas algumas técnicas de socorrismo por um professor de Biologia, Luís Magalhães.
Esta actividade teve maioritariamente uma componente prática, havendo uma grande interacção entre todos os elementos do grupo.

As técnicas demonstradas foram:
  • Estancamento de Hemorragias;
  • Posição Lateral de Segurança (PLS);
  • Reanimação Cardio-Pulmonar;
  • Desobstrução das Vias Aéreas.
Estancamento de Hemorragias

Inicialmente, o professor explicou como devemos proceder ao estancamento de hemorragias pelo método de estancamento manual directo, pressionando o local da hemorragia com compressas.
De seguida, praticámos a técnica de estancamento manual indirecto de hemorragias nos braços e nas pernas. Esta técnica é aplicada quando existe a possibilidade de piorar a lesão se for usado o método manual directo, como por exemplo quando existem estilhaços de vidro na zona da ferida.
Foi, ainda, referido o caso do sangramento nasal ou epistaxis (hemorragia interna exterior) e o modo como devemos actuar (inclinar a cabeça ligeiramente para a frente, apertar as narinas, respirando apenas pela boca, aplicar gelo, mas não em contacto directo com a pele), tendo sido também esclarecidos alguns mitos sobre o estancamento da hemorragia nasal (como: levantar o braço ou inclinar a cabeça para trás) que não trazem qualquer benefício e, para além disso, podem agravar a situação.

Posição Lateral de Segurança (PLS)

Em relação à Posição Lateral de Segurança o professor explicou como devia ser efectuada e, seguidamente, todos os elementos do grupo praticaram esta técnica, executando todos os procedimentos necessários.

Reanimação Cardio-Pulmonar (RCP)

Esta técnica foi exemplificada num manequim, assumindo que este representava uma vítima inconsciente e, após a verificação da ventilação através do método "Ver, Ouvir e Sentir" e da verificação da pulsação da artéria carótida, concluiu-se que não ventilava, mas que tinha pulso. Foi-nos, então, explicado que devíamos proceder apenas a insuflações à vítima, uma vez que esta se encontrava apenas em paragem respiratória.
A certa altura, utilizando de novo o método "Ver, Ouvir e Sentir" e verificando a pulsação, apercebemo-nos que a vítima entrou em paragem cardio-respiratória, tendo-se complicado a situação. Tivemos então de realizar manobras de reanimação cardio-pulmonar, alterando 30 compressões com 2 insuflações.

Desobstrução das Vias Aéreas

Para finalizar, foi-nos apresentada uma situação de engasgamento em que teríamos de proceder à desobstrução das vias respiratórias, iniciando a prestação de socorro pela aplicação de 5 pancadas interescapulares na vítima. Caso esta técnica não tenha resultado, teríamos de proceder imediatamente à manobra de Heimlich.
Estas manobras devem ser repetidas alternada e continuamente até o corpo estranho que provocou o engasgamento ser expelido.

Para nós esta actividade teve grande importância, pois permitiu consolidar alguns conhecimentos que serão muito úteis na apresentação final do projecto e na nossa vida!
Agradecemos desde já ao professor Luís Magalhães pela sua disponibilidade em colaborar no nosso projecto.

1 comentário:

JuLi LoBo disse...

Queria parabenizar voces pelo blog,muito interessante e tirar uma dúvida. Em que casos esta manobra de Heimlich pode ser feita no chão !??
e para gestantes é o mesmo procedimento ?
atenciosamente
Juliana Lobo