segunda-feira, 11 de maio de 2009

Manobra de Heimlich


O que é a Manobra de Heimlich?


A manobra de Heimlich é uma técnica de emergência que consiste na realização de uma série de compressões a nível superior do abdómen, mais precisamente abaixo do esterno.


Quando é usada?

Esta manobra é usada em caso de asfixia ou sufocação, provocada por um pedaço de comida ou um corpo estranho entalado nas vias respiratórias, impedindo a vítima de respirar.

Situação em que deve ser utilizada:

Imaginemos que um grupo de amigos foi almoçar. Subitamente, um deles engasga-se! Tenta tossir, mas parece estar seriamente em apuros. Levanta-se e fica agitado e leva as mãos à garganta. Não consegue falar. Parece ter dificuldade em respirar. A pele muda de cor, ficando arroxeada, indicando, assim, a baixa oxigenação do sangue.

Quando algo bloqueia a passagem de ar, não há tempo suficiente para esperar pela chegada de um socorro médico. A pessoa mais próxima precisa de agir rapidamente!

O que fazer?








  • O socorrista deve actuar de imediato, aplicando 5 palmadas entre os ombros.
  • Se não surgir efeito deve aplicar a MANOBRA DE HEIMLICH!

Como efectuar a Manobra de Heimlich?

1. Coloque-se atrás da vítima com um pé ao lado e outro ligeiramente atrás da mesma e com os braços a envolver o abdómen da vítima;
2. Coloque a sua mão fechada, abaixo do esterno e ligeiramente acima do umbigo, com o polegar para dentro, contra o abdómen da vítima;
3. Agarre firmemente o punho com a outra mão;

4. Efectue
5 compressões abdominais, para dentro e para cim
a, de modo a aumentar a pressão torácica, que irá expulsar o objecto. Note que cada compressão deve ser suficientemente forte para deslocar a obstrução, mas não agressiva de forma a causar fractura;
5. Reavalie a vítima, verificando se ainda tosse ou se já respira, verificando se o corpo estranho saiu pela boca;

6. Se não obtiver êxito, repita a manobra de Heimlich, tantas vezes qu
anto as necessárias.

Se as funções respiratórias não forem restabelecidas dentro de 3 a 4 minutos, as actividades cerebrais cessarão totalmente, podendo levar à morte da vítima. O oxigénio é vital para o cérebro!

13 comentários:

Anónimo disse...

Que legal esse site!!
Agora ja sei como salvar alguem!!!!
Muito obrigada!!!

Francisca disse...

Muito bom, igualzinho ao que professora do curso de medicina demostrou na matéria de suporte básico de vida

Francisca disse...

Muito bom, igualzinho ao que professora do curso de medicina demostrou na matéria de suporte básico de vida

Darliane Guimarães disse...

Essa manobra é 10!!!!!!
Estou fazendo um curso de urgencia e emergencia e ja estou na parte pratica dessa manobra.
Muito bom!!!!!!!!

Rita DaMatta disse...

Meu nome é Rita DaMatta, eu fui comissária Varig por 20 anos e à cada 6 meses renovávamos nosso curso de primeiros socorros. Esta manobra nos era ensinada SEMPRE. Pensei que usaria isso em algum passageiro durante algum vôo, mas não, usei em minha filha que tinha 3 anos. Salvei a vida dela. Ela teve obstrução total da traquéia com uma bala menthos. De branca, ficou preta sem oxigênio. A MANOBRA FUNCIONA! Em minha casa eu já ensinava aos meus filhos e empregados, hoje, sempre que posso ensino às pessoas.

Anónimo disse...

É de grande importância ensinar esse procedimento.Já usei várias vezes em meu marido que por qquer motivo se engasga,até com a própria saliva.Isso o salvou em várias ocasiões.
Angélica

Anónimo disse...

Já salvei minha mulher com esta manobra. Enquanto almoçavamos, em férias em Floripa, ela se engasgou com um pedacinho de carne. Se eu não soubesse fazer a manobra acredito que não daria tempo de nenhum resgate chegar ao local. Aprendam e ensinem seus familiares e amigos.

Anónimo disse...

Sou acadêmico em enfermagem e esse manobrar foi exposta pelo meu grupo durante a semana de enfermagem na Unip Manaus. Sem duvida foi um sucesso. Rodrigo Andrade

Anónimo disse...

Hoje uma pessoa engasgada com um pedaço de carne foi salva pela manobra ao meu lado em um restaurante. Temos que ensinar aos nossos familiares e amigos.

Sabrina Sena disse...

Eu salvei minha sogra. Vi o desespero dela, cheguei por trás e c uma manobra só, eu a salvei.

Anónimo disse...

Tô fazendo curso de bombeiro civil e me ajudou muito as informações.

Unknown disse...

Fiz essa manobra como vítima pro instrutor no dia seguinte tive fortes dores estomacal .tem relação a essa manobra?

Unknown disse...

Tal manobra é aplicada pra vias respiratórias superiores e inferiores ou só superiores?